top of page

Revisão de Contratos de Aluguel Comercial por Paralisação de Atividades não Essenciais

Atualizado: 15 de mar. de 2021



O momento atual pode ser muito prejudicial à saúde financeira de empresas, empresários, autônomos e outras classes que se apoiam no mercado diariamente. A quarentena, resultado da pandemia do COVID-19, impactou diretamente a economia em escala global e, claro, no bolso de cada um.


Em tempos como estes, os contratos anteriormente firmados entre as partes, como os contratos de aluguel, podem tornar-se excessivamente onerosos e de difícil manutenção. Deve-se pensar, portanto, na revisão contratual, a fim de torná-lo equilibrado e justo, dada a atual situação.


A revisão, nesses casos, funda-se em dois princípios fundamentais aos contratos, a teoria da imprevisibilidade e o princípio da onerosidade excessiva, tornando vantajosa tanto para o locatário, que consegue reduzir o valor do aluguel a um preço que consiga, de fato, pagar; quanto para o locador, que garante a permanência do aluguel em tempos de crise.


Dispõe o art. 317 do Código Civil acerca da teoria da imprevisão, entendendo pela possibilidade de revisão contratual quando, por motivos imprevisíveis, “sobrevier desproporção manifesta entre o valor da prestação devida e o do momento de sua execução”.


Na mesmo sentindo, o art. 478, ainda do Código Civil, afirma que se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, nos contratos de natureza continuada - contrato de aluguel - ou de natureza diferida, por motivos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor, ainda, pedir a resolução do contrato.


Entretanto, caso o locatário se recuse a revisar ou rescindir o contrato amigavelmente, pode o juiz, através de uma demanda judicial, sentenciar em favor do locatário, aplicando-se o disposto nos artigos mencionados, a depender de cada situação.


Sendo assim, devido à pandemia do COVID-19, fato extraordinário e imprevisível, que trouxe a paralisação do mercado, alterando a situação das partes contratantes, pode o devedor requerer tanto a revisão contratual, quanto a resolução do contrato de aluguel, cessando o desequilíbrio superveniente.


Aqui elaboramos um modelo de notificação que você pode utilizar para iniciar negociações para revisão do aluguel.


Comments


Rua 72, n. 223, Ed. QS Tower, 15º Andar, Salas 1507 a 1509, Jardim Goiás, Goiânia - GO

Telefone Fixo: (62) 3142 - 1401

WhatsApp: (62) 98159 - 2865

  • Whatsapp
  • instagram
  • linkedin
  • twitter

© 2021, por SEGMe Advocacia e Consultoria, CNPJ 27.404.214/0001-80

Este site não faz parte do Google, nem do Google Inc., Facebook ou do Facebook Inc.. Além disso, não oferecemos nenhum tipo de serviço oficial do governo, NÃO praticamos fraude, não somos uma empresa que vende criptoativos, ou qualquer outro serviço. Essa empresa trabalha exclusivamente com serviços jurídicos. 
Sousa Sociedade Individual de Advocacia - 27.404.214/0001-80 é um escritório de advocacia. Nós não compartilharemos seus dados com ninguém.

bottom of page