top of page

Empresa afasta multa por homologação tardia da rescisão contratual

Atualizado: 15 de mar. de 2021




A rescisão contratual de trabalho consiste na formalização do encerramento desse vínculo entre os envolvidos, seja por vontade de quem emprega ou de quem é contratado.


Com a concretização da rescisão contratual nasce obrigações a serem cumpridas por ambas as partes. Em relação ao empregador o artigo 477 é claro sobre algumas dessas obrigações, vejamos:


Art. 477. Na extinção do contrato de trabalho, o empregador deverá proceder à anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, comunicar a dispensa aos órgãos competentes e realizar o pagamento das verbas rescisórias no prazo e na forma estabelecidos neste artigo.


Ainda, em seu §6º, estipula o prazo de 10 dias para a entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação sob pena de multa equivalente ao salário do empregado, conforme seu §8º, ou seja, o empregador tem o prazo 10 dias para a homologação da rescisão contratual sob pena de multa.


Entretanto, a 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho excluiu da condenação imposta a uma empresa a multa por atraso no pagamento das verbas rescisórias devidas a uma ex-funcionária.

No caso concreto, a ex funcionária requereu em incidência da multa tendo em vista que, mesmo a empresa tendo pago as verbas rescisórias no prazo, não havia devolvido os documentos conforme estipulado em lei para a homologação da rescisão contratual.


O Tribunal Superior entendeu que o fato gerador da penalidade prevista no artigo supracitado é o atraso no pagamento das verbas rescisórias e não na homologação da decisão.


Embora o entendimento tenha afastado a multa, a relatora do recurso, ministra Delaíde Miranda Arantes, ressalvou que o acerto da rescisão deve ocorrer conjuntamente à homologação e de que o simples ato de depositar os valores no prazo não dispensa o empregador das demais obrigações que integram o ato rescisório.


Assim, se a empregadora, ao efetuar o pagamento, observou os prazos previstos em lei, não deve ser penalizada com a multa. A decisão foi unânime.


Nós, da SEGMe, estamos sempre atentos aos novos assuntos que podem ser de interesse social, em busca do fim maior do benefício coletivo, e estaremos sempre à disposição para atender a eventuais questionamentos sobre este e outros temas. Acompanhe aqui outros artigos informativos que nós elaboramos.

Comments


Rua 72, n. 223, Ed. QS Tower, 15º Andar, Salas 1507 a 1509, Jardim Goiás, Goiânia - GO

Telefone Fixo: (62) 3142 - 1401

WhatsApp: (62) 98159 - 2865

  • Whatsapp
  • instagram
  • linkedin
  • twitter

© 2021, por SEGMe Advocacia e Consultoria, CNPJ 27.404.214/0001-80

Este site não faz parte do Google, nem do Google Inc., Facebook ou do Facebook Inc.. Além disso, não oferecemos nenhum tipo de serviço oficial do governo, NÃO praticamos fraude, não somos uma empresa que vende criptoativos, ou qualquer outro serviço. Essa empresa trabalha exclusivamente com serviços jurídicos. 
Sousa Sociedade Individual de Advocacia - 27.404.214/0001-80 é um escritório de advocacia. Nós não compartilharemos seus dados com ninguém.

bottom of page