top of page

QUAIS CUIDADOS DEVO TER AO ADQUIRIR IMÓVEL POR CESSÃO DE DIREITOS?



Em determinadas situações, como por exemplo na promessa de compra e venda de lote, ou de um imóvel a ser objeto de partilha (inventário, divórcio, etc), alguém que detém a posse, mesmo que precária, juntamente com outros direitos sobre o imóvel, sem, contudo, ser seu proprietário, aliena os direitos que possui sobre o imóvel a um terceiro.


Neste caso, via de regra, essa alienação é formalizada por um instrumento de Cessão de Direitos. Isso porque, quem não detém a propriedade plena do imóvel, não pode vendê-lo (Compra e Venda), mas sim ceder seus direitos.


Mas quais os cuidados tenho que ter quando for adquirir imóvel por meio de Cessão de Direitos?


Vamos dar um passo a passo que consta em um Check-List que usamos no escritório ao assessorar esse tipo de transação/contrato.


1º PASSO: CONFERIR LEGITIMIDADE PARA CEDER DIREITOS


Antes de mais nada, é imprescindível que quem estiver fazendo a Cessão de Direitos a você, de fato e de direito, tenha direitos sobre o imóvel.


Então, primeiro, recomendamos que seja solicitada a certidão atualizada (de inteiro teor) do imóvel.


Com ela em mãos, quem consta como atual proprietário do imóvel?


Identificado o atual proprietário, qual a relação jurídica de quem lhe está cedendo direitos sobre o imóvel objeto da cessão?


Se for oriunda de um Compromisso de Compra e Venda de um lote, a empresa loteadora deve constar como proprietária na matrícula e quem está lhe cedendo os direitos deve ter um contrato com todas disposições sobre tais direitos e deveres, para que após cumprimento de certa condição futura haja a transferência plena da propriedade.


Se for oriunda de Partilha em Inventário, ou Divórcio, há que se ter cuidado em, caso não esteja a partilha devidamente formalizada, perfeita e acabada, colher a anuência dos demais interessados na partilha.


Em qualquer situação, é extremamente importante que no instrumento de contrato que formaliza a cessão haja anuência do atual proprietário, mesmo que por meio de procuração pública de quem está lhe cedendo os direitos sobre o imóvel, contrato de cessão de direitos.


2º PASSO: VERIFICAR SE EXISTEM PENHORAS, HIPOTECAS E OUTROS ÔNUS


Também na certidão de matrícula é essencial identificar se existem penhoras, hipotecas ou outros tipos de ônus sobre o imóvel, que possam afetar os direitos do proprietário sobre imóvel.


Se existir qualquer tipo de ônus, é de suma importância que você se resguarde bem no contrato, prevendo prazo para o Cedente baixar o ônus, multa caso não o faça, conferindo ao contrato o valor de título executivo, etc.


Determinados tipos de ônus podem exigir que sejam oferecidas garantias mais robustas por quem está cedendo os direitos sobre o imóvel. Na dúvida, não deixe de se consultar com um advogado.


3º PASSO: ELABORAR E AVERBAR CONTRATO DE CESSÃO DE DIREITOS


Concluídas essas análises prévias, o próximo passo é a elaboração do contrato de Cessão de Direitos. Como você já fez todas as verificações anteriormente (o que também é chamado de Due Diligence), sabe exatamente onde estão os principais pontos de riscos na aquisição dos direitos sobre o imóvel.


Como você já sabe, é hora de se resguardar no contrato a partir desta diligência que fez. Convém deixar imaginação correr mais solta, para vislumbrar eventuais problemas que podem surgir, enquanto não for consolidada a propriedade em nome de quem está adquirindo direitos sobre o imóvel.


Para cada problema que imaginar, inclua uma disposição no contrato que te proteja.


Feito isso, assinado o contrato, também sugerimos, na maioria das hipóteses, que esse contrato seja averbado na matrícula do imóvel.


Com isso, você dá ciência a terceiros sobre tais direitos, impedindo eventual transferência em duplicidade dos direitos, utilização do imóvel como garantia, etc.


Há ainda outros passos que você deve seguir, a depender da situação do imóvel, dos ônus existentes, mas não é objeto deste breve artigo exaurir o tema de cessão de direitos sobre imóveis.


Caso nosso artigo não tenha sido suficiente e tenha outras dúvidas, ficamos à disposição para lhe prestar assessoria, basta nos mandar um WhatsApp (clique aqui) para atendimento online.


Gostou desse artigo? Compartilhe com um amigo que esteja negociando a compra de um imóvel por cessão de direitos.



Samuel Sousa Júnior

Advogado

Sócio Fundador SEGMe Advocacia e Consultoria

Rua 72, n. 223, Ed. QS Tower, 15º Andar, Salas 1507 a 1509, Jardim Goiás, Goiânia - GO

Telefone Fixo: (62) 3142 - 1401

WhatsApp: (62) 98159 - 2865

  • Whatsapp
  • instagram
  • linkedin
  • twitter

© 2021, por SEGMe Advocacia e Consultoria, CNPJ 27.404.214/0001-80

Este site não faz parte do Google, nem do Google Inc., Facebook ou do Facebook Inc.. Além disso, não oferecemos nenhum tipo de serviço oficial do governo, NÃO praticamos fraude, não somos uma empresa que vende criptoativos, ou qualquer outro serviço. Essa empresa trabalha exclusivamente com serviços jurídicos. 
Sousa Sociedade Individual de Advocacia - 27.404.214/0001-80 é um escritório de advocacia. Nós não compartilharemos seus dados com ninguém.

bottom of page